Tag: Destaque

  • Osvaldo x Renato – 2015-07-22

    Depois de alguns dias de calor, o tempo virou e está frio e úmido.

    Procurando nos preparar para o Torneio de Férias da Biblioteca de São Paulo, jogamos duas partidas com 15 minutos nocaute.

    Algumas observações ao final desta primeira partida do dia.

    1. A partida foi jogada em 6 a 7 minutos por cada um dos lados. Portanto, o tempo de reflexão de 15 minutos no torneio é perfeitamente razoável.
    2. A partida está provavelmente perdida para as Pretas, mas recomenda-se que as Pretas não abandonem, e continuem jogando até o fim.
      1. A partida é jogada com controle de tempo sendo perfeitamente possível a definição do resultado por tempo. Tendo menos peças e possibilidades de ação, as pretas conseguem definir os seus lances com menos tempo de reflexão do que as brancas.
      2. Cabe às Pretas buscas linhas de empate por Afogamento. No caso de tempo de reflexão pequeno, a contagem de 50 lances e a repetição de posição, em geral não é aceita.
      3. O aprendizado de defesa, buscando prolongar a partida para ganhar no tempo, ou buscando o afogamento, faz todo o sentido.

    Jogamos ainda uma segunda partida, agora invertendo as cores.

    Nesta segunda partida, ainda com 15 minutos de reflexão para cada lado, observa-se que:

    1. O controle de tempo de reflexão incomoda bastante, mas o tempo gasto na partida foi novamente cerca de 6 a 7 minutos para cada lado.
    2. A quantidade de peças penduradas diminuiu!

     

  • Paulo Sandrini x Osvaldo – 2015-06-27

     

     


     

     


     

     

  • Osvaldo x Fábio – 2015-06-27

    Alguns erros de parte a parte determinam o resultado final da partida. O uso da Defesa Francesa ainda merece avaliação.


     

     

     

  • Enxadrista no Jornal Nacional

    RodrigoDinegriQuantas vezes você já viu um enxadrista no Jornal Nacional da Rede Globo?

    Ontem (2015-05-21 quinta feira) eu vi! Rodrigo Dinegri apareceu no JN comprado uma antena UHF para receber os sinais da TV Digital.

    (mais…)

  • Site Xadrez

    Thu, 21 May 2015 18:42:05 -0300

    O, boa tarde!

    Estive pensando e gostaria de trabalhar na página de internet como você sugeriu, porém, gostaria de criar uma nova página onde pudéssemos integrar as mais novas redes sociais (além do Face e do Twitter, incluir o Pinterest e o Youtube). Esse conjunto de mídias servirá pra gente como ferramentas que trabalharão diferentes estímulos.

    1. Twitter pode entrar como pequenas mensagens ou dicas de movimentos e etc (as pequenas pílulas)
    2. No Pinterest podem ser exploradas imagens e tudo mais que for de cunho artístico e que envolva o xadrez
    3. Facebook como um canal integrado de comunicação entre nós e os demais jogadores
    4. E o Youtube, apesar da grande questão antipedagógica, pode ser usado como um canal pra reproduzir inclusive avaliações e estudos por meio de vídeos.

    Andamento:

    1. Parece que estamos chamando a atenção. Diversos usuários se registrarm no site. Coloquei um plugin de Captcha para ver se controlamos isso. (omy – 2015-06-03).
    2. O novo tema ficou muito bom. (omy – 2015-06-03)