Batalha de Peões


*** Artigo em desenvolvimento – conto com a sua colaboração ***


Com uma situação simplificada do Jogo de Xadrez, busca-se estimular habilidades como raciocínio, planejamento, contagem, combinação, etc.

[fen]8/pppppppp/8/8/8/8/PPPPPPPP/8 w – – 0 1[/fen]

Regras do Jogo

Apesar de ser uma estrutura bem simplificada, se comparada ao Xadrez, este jogo tem um conjunto de regras bem sofisticado.

Objetivo do Jogo

O objetivo do jogo é levar um peão até a última linha contrária. Assim, quem conseguir chegar com um peão na última linha ganha o jogo, terminando a partida.

Se na sua vez de jogar, não houver nenhum movimento válido, a partida termina com empate como resultado. E se eu não tiver mais nenhum peão? Vale esta regra de termino?

Tabuleiro

Posição Inicial

As brancas começam o jogo.

Movimento dos Peões

da posição inicial

Estando na posição inicial (linha 2 para as brancas, e linha 7 para as pretas) o peão tem a opção de avançar duas casas.

Captura

en passant

Variantes da Batalha de Peões

 

Simplificar

Peões a menos.

 

Complicar

Peças Adicionais

Alterando-se o objetivo do jogo para a captura de todas as peças,

incluindo o conceito de promoção do peão.

 

Adicionar o Rei

Alterando-se o objetivo do jogo para o check-mate ao rei.

 

 

Perguntas.

zugzwang

Zugzwang, no xadrez, se refere a uma situação onde um jogador é obrigado a fazer a jogada, o que piora a sua situação. A expressão vem do alemão, zug (jogada) e zwang (força). A maioria das posições de zugzwang ocorrem nos finais. Em uma posição de zugzwang, cada peça está em sua melhor posição, e a obrigação de jogar torna a situação pior. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Zugzwang )!

Se as pretas repetir os movimentos “não-tolos” das brancas, as brancas acabam por atingir uma situação Zugzwang! Veja por exemplo, após os lances:

1. e3 e6 2. d4 d5 3. c3 c6 4. f4 f5 5. g3 g6 6. b4 b5 7. h4 h5 8. a3 a6

[fen]8/8/p1p1p1p1/1p1p1p1p/1P1P1P1P/P1P1P1P1/8/8 w – – 0 1[/fen]

As Brancas estão em Zugzwang!

Então, existe vantagem em se jogar com as brancas, iniciando a partida? As Brancas conseguem evitar esta situação e fazer uso da “vantagem” de iniciar a partida?

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *